“Debaixo da pele, por dentro da Terra”
Catharina Suleiman e Yasmine Zaitune
Performance narrativa sobre duas arvores e duas mulheres. Uma relação entre os sistemas de cooperação da natureza e o fazer feminino do cuidado que mistura a bio pesquisa de Catharina com a experiência de Yasmine em passar por um tratamento de câncer de mama. Entre raízes têxteis feitas de tranças as artistas movimentam através do corpo o silencio do cuidado e da rede subterrânea das arvores, trazendo a perda do cabelo como uma alegoria da luta contra o câncer de mama. O cabelo como raiz, a mulher como arvore e o cuidado como um fazer feminino ancestral.
Debaixo de cada floresta existe uma rede de comunicação, uma complexa teia de raízes e fungos ligando as arvores em um sistema complexo de cooperação e cuidado. Também chamado de internet das arvores (wood wide web), essa associação simbiótica acontece através do micélio que se desenvolve no interior do solo e liga-se às raízes das plantas conduzindo sua linguagem. Através dessa linguagem as arvores partilham nutrientes, água, respostas de defesa, alertas sobre perigos e arvores anciãs protegem e curam suas descendentes.
A mulher, assim como a natureza são detentoras da vida.
Historicamente, as mulheres são atribuídas o trabalho do cuidado, tanto na esfera domestica como na pública elas são responsáveis pela manutenção da vida.
Dias 12,13 e 14 de Julho
As 18:30 no @goiabaurbana
Rua dos Pinheiros 259, São Paulo
Duração 30 min
Gratuito, sem retirada de ingresso, sujeito a lotação.
Artista Visual: Catharina Suleiman
Bailarina: Yasmine Zaitune
Trilha sonora: Gigi Magnocavallo
Voz ao vivo: Gigi – Lucy in The Sky Walker
Assessoria: Arte Plural Web
Produção: @amandaling @_nasantana
Captação visual artística: @lelabeltrao
-
Projeto comtemplado pelo ProAC Editais, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa. #proac2023