Casa de Artista – Atsuo Nakagawa

Atsuo Nakagawa, 1977 é japonês de Kyoto, vive no Brasil desde 2008, em um pequeno apartamento de 2 cômodos no Copan, espaços pequenos são comuns no Japão, por isso o artista se sente a vontade nele. Ele conserva hábitos de seu pais, como tirar os sapatos antes de entrar, os unindo aos 15 outros pares na entrada. Em tudo se vê referências diretas ao universo Japonês, de filmes antigos de fantasia e terror, mangás e animes, e também um pouquinho de folclore mexicano, como as caveiras sobre a mesa e em suas pinturas.
Entrando em sua sala logo encontramos algo comum nos artistas, obras variadas em toda parte!

Atsuo veio ao Brasil, a convite do artista, Titi Freak (Hamilton Yokota), participar da exposição “Japan Pop Show” na Galeria Choque Cultural, e logo resolveu voltar para estudar e pesquisar mais sobre a arte brasileira, se fixando aqui.
No primeiro ambiente do apartamento esculturas de madeira, pelúcia, telas e algumas gravuras coladas ocupam todos os espaços, sofá, mesa, portas, paredes e até mesmo as janelas. No outro ambiente, as portas do armário são diretamente pintadas com caneta Posca, e mais obras se misturam as roupas, a cama e as cadeiras, ele diz estar acostumado a espaços pequenos, como no Japão.

Atsuo me explica que no começo sentiu muito a diferença entre os países, “O estilo daqui é mais lento, eu não conseguia entender o ritmo, o jeito brasileiro, mas, superado esse impacto inicial passei a gostar daqui, sobre tudo da arte e dos artistas brasileiros que é muito rica.
Nós no Japão temos pouco espaço, vivemos em casas pequenas e isso reflete no meu trabalho, aqui é diferente. As cores e os temas do grafite paulistano me inspiraram muito. Os artistas brasileiros mostram muita energia em suas obras, tem muita liberdade para mostrar o que sentem, para mim é um choque, eu respeito muito isso que acabou me influenciando um pouco”.

Gostou? Clique e conheça mais artistas e suas casas

 

MENU

Back

Carrinho

Compartilhar