Gal Oppido

São Paulo, SP, 1952

Fotógrafo ensaísta com trabalhos de fotografia aplicada nas áreas de artes cênicas, arquitetura e projetos gráficos. É considerado um dos principais nomes da fotografia contemporânea brasileira.

Arquiteto, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, foi fotógrafo do Teatro Municipal e do Balé da Cidade de São Paulo de 1989 a 1993 e fotógrafo colaborador da VOGUE Brasil de 1990 a 2000.

Expondo desde 1976, integra os acervos do MASP, MAM, entre outros. Atualmente ministra cursos de linguagem fotográfica no MAM.

Integra publicações como Brasilianische Fotografie 1946 ‒ 1998: Labirintos e Identidades e Canto a La Realidad”. Fotografia Latinoamericana 1860 ‒ 1993.

Participou de inúmeras exposições no Brasil e exterior. Em São Paulo, expôs no MASP, Fundação Bienal, Conjunto Cultural da Caixa, Museu de Arte Moderna, Centro Cultural Banco do Brasil, Pavilhão OCA – Ibirapuera, Museu da Casa Brasileira, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu da Imagem e do Som; no Rio de Janeiro, no MAM RJ e Instituto Moreira Salles, entre outros.

No exterior, na 22ª edição do Les Reencontres de la Photografie, em Arles, França; no Equitable Theater, em Nova York; na Biennale de la Danse, em Lyon, França; no Théâtre Croix-Rousse, em Lyon, França; no Kunst Museum e Desigmai, em Berlim, Alemanha; na Cano’s Gallery, em Amsterdã, Holanda, entre outros.

Recebeu o prêmio Best of Category ‒ Printing Industries of America, em Chicago, Estados Unidos (2001), e o prêmio de melhor fotógrafo pelo conjunto da obra pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

Quer saber mais?

Quero!

 

MENU

Back

Carrinho

Compartilhar